segunda-feira, 16 de março de 2009

Como manter as vendas do e-commerce em tempos de crise?


Apesar das vendas em lojas e shoppings virtuais crescerem na media de 40% anuais, e o mercado de vendas on-line no Brasil estar bem aquecido, poderá sofrer com a crise mundial, porém ainda é cedo para quantificar quais são os verdadeiros impactos nesse setor, que de certa maneira é novo no país.
Com tudo devemos nos preocupar desde já e tentar minimizar seus danos provocados por queda de venda e faturamento do e-commerce.
Segundo Dailton Felipini, devemos preocupar por alguns pontos:
  • Não deixe de investir na divulgação de sua loja.
  • Priorize ações que ofereçam uma melhor relação custo/benefício.
  • Avalie o valor dos produtos oferecido.

A crise nem sempre é tão ruim quanto parece, e para um empreendedor da internet, é hora de aproveitar para ganhar novos clientes. Dailto destaca que em tempos de crise, a uma tendência natural dos comerciantes em cortar gastos, contudo diminuindo ofertas de produtos e publicidade de suas lojas, e considera que é a melhor hora de conseguir atrair novas vendas e clientes, que talvez em outros tempos nunca conseguiria conquistar. Porém deve-se avaliar muito o custo benefício de cada ferramenta de publicidade, e cita com bons olhos Google Adsense.
Ainda falando em benefício, o comerciante deve buscar ações que ofereçam a melhor relação custo beneficio, uma vez que é mais interessante investir em algo que possa até gerar retorno lento, porém constante, como por exemplo, um sistema de
newsletter que possui um custo de implementação relativamente baixo, mas em todo tempo de uso fortalece a marca e deixa os clientes informados de produtos e promoções existentes.
Em tempos de crise, as pessoas tendem a ser mais racional na hora da compra, pesquisar e escolher melhor onde e quando comprar, então seria melhor que essa decisão apontasse para o seu negocio virtual, mas para isso, deve se preocupar em aumentar o valor percebido pelo cliente sobre os produtos que vende.

Existem varias formas de conseguir maior visibilidade de seus produtos, e a mais simples seria avaliar o valor dos produtos, e oferecer um custo que garanta a satisfação do cliente, e faça com que sua loja seja a escolhida para compra.

O fato é que, a crise está presente, devemos então utilizar dessas e muitas outras maneiras para garantir que seu negocio sobreviva da melhor maneira tempos dificieis como os que vivemos.


Baseado no artigo de Dailton Felipini que é mestre e graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Professor de comércio eletrônico na Universidade Mackenzie. Especialista em e-commerce, consultor e editor do site www.e-commerce.org.br

Fonte: http://www.e-commerce.org.br/artigos/ecommerce_crise.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário