segunda-feira, 25 de maio de 2009

IPI menor ajuda comércio eletrônico vender mais eletrodomésticos no Dia das Mães

Os eletrodomésticos estão entre os presentes que mais foram comprados no Dia das Mães deste ano, no último domingo, conforme aponta levantamento da e-bit, feito no período entre 25 de abril e 9 de maio deste ano. De acordo com a pesquisa de satisfação da empresa, realizada no canal web, a venda de eletrodomésticos para a data comemorativa nunca foi tão alta, tendo 10% de participação no total de produtos comercializados, ficando atrás apenas de livros, tradicional líder do setor com 20%, e Saúde, Beleza e Medicamentos, com 16%. No ano passado, a mesma categoria teve 7% de participação no volume total de pedidos, no mesmo período.
O aumento nas vendas de eletrodomésticos também contribuiu para o elevado tíquete médio na data sazonal. O valor de R$ 338 pode ser justificado já que, com a redução do IPI para esta categoria, foi maior a procura por produtos de alto valor agregado, como geladeiras e máquinas de lavar.
Para Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, a forte comercialização desse segmento nessa data tem explicação.
- Para o Dia das Mães, muitas lojas investiram em promoções que pudessem atrair mais clientes à compra de produtos mais caros, mantendo o parcelamento em 12 vezes sem juros e com isenção de frete. A redução do IPI certamente foi um fator que contribuiu para esse processo - comentou.
No entanto, Pedro Guasti avalia que o parcelamento elástico parece não ser a primeira opção dos compradores virtuais.
- As pessoas estão optando por parcelamentos em menor prazo ou à vista, o que acaba dificultando as vendas para o lado do lojista. Apesar disso, o período foi lucrativo para o comércio eletrônico.
O faturamento do Dia das Mães foi de R$ 440 milhões, o que representa um acréscimo nominal de 15% em relação aos R$ 381 milhões de 2008.
- O consumidor está mais cauteloso em relação à sua renda, ao emprego, ao endividamento e ao risco de inadimplência em virtude das dívidas assumidas ao longo do último ano. Mesmo nessas circunstâncias, o faturamento do canal nessa data foi bastante positivo - ressaltou o diretor geral da e-bit.
Além de Livros, Saúde e Beleza e Eletrodomésticos, os filhos presentearam suas mães com artigos de Informática, 9%, seguido por artigos eletrônicos, com 5%, e aparelhos celulares, também com 5% do total de pedidos


Fonte:http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/05/14/ipi-menor-ajuda-comercio-eletronico-vender-mais-eletrodomesticos-no-dia-das-maes-755867808.asp

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