Os eletrodomésticos estão entre os presentes que mais foram comprados no Dia das Mães deste ano, no último domingo, conforme aponta levantamento da e-bit, feito no período entre 25 de abril e 9 de maio deste ano. De acordo com a pesquisa de satisfação da empresa, realizada no canal web, a venda de eletrodomésticos para a data comemorativa nunca foi tão alta, tendo 10% de participação no total de produtos comercializados, ficando atrás apenas de livros, tradicional líder do setor com 20%, e Saúde, Beleza e Medicamentos, com 16%. No ano passado, a mesma categoria teve 7% de participação no volume total de pedidos, no mesmo período.
O aumento nas vendas de eletrodomésticos também contribuiu para o elevado tíquete médio na data sazonal. O valor de R$ 338 pode ser justificado já que, com a redução do IPI para esta categoria, foi maior a procura por produtos de alto valor agregado, como geladeiras e máquinas de lavar.
Para Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, a forte comercialização desse segmento nessa data tem explicação.
- Para o Dia das Mães, muitas lojas investiram em promoções que pudessem atrair mais clientes à compra de produtos mais caros, mantendo o parcelamento em 12 vezes sem juros e com isenção de frete. A redução do IPI certamente foi um fator que contribuiu para esse processo - comentou.
No entanto, Pedro Guasti avalia que o parcelamento elástico parece não ser a primeira opção dos compradores virtuais.
- As pessoas estão optando por parcelamentos em menor prazo ou à vista, o que acaba dificultando as vendas para o lado do lojista. Apesar disso, o período foi lucrativo para o comércio eletrônico.
O faturamento do Dia das Mães foi de R$ 440 milhões, o que representa um acréscimo nominal de 15% em relação aos R$ 381 milhões de 2008.
- O consumidor está mais cauteloso em relação à sua renda, ao emprego, ao endividamento e ao risco de inadimplência em virtude das dívidas assumidas ao longo do último ano. Mesmo nessas circunstâncias, o faturamento do canal nessa data foi bastante positivo - ressaltou o diretor geral da e-bit.
Além de Livros, Saúde e Beleza e Eletrodomésticos, os filhos presentearam suas mães com artigos de Informática, 9%, seguido por artigos eletrônicos, com 5%, e aparelhos celulares, também com 5% do total de pedidos
Fonte:http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/05/14/ipi-menor-ajuda-comercio-eletronico-vender-mais-eletrodomesticos-no-dia-das-maes-755867808.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário